sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PEM 1: Primeiro trabalho em grupo: Jasom, Mons. João César e Eudes.


audio/mp3  
Olá pessoal. Aí vai nossa outra Música.
Grupo: Jasom, Monsenhor João César e Eudes
2ª Música ===> "TOCANDO EM FRENTE" (Almir Sater e Renato Teixeira)
Intérprete: Almir Sater.
Texto:
A música Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Texeira, e, neste caso, interpretada pelo próprio Almir, numa execução ao vivo, mostra a experiência e o senso poético do autor.
O aspecto das dimensões da Música que predomina nesta música são os materiais. Por quê? Porque há um grande destaque no aspecto melódico da mesma, tanto na melodia principal (vocal) quanto nas melodias diversas tocadas pelos instrumentos em seus arranjos, os quais, num todo, compõem a harmonia da música.  Quando se fala em melodia e harmonia, estamos falando de propriedades do som (ALTURA e DURAÇÃO), que são matéria-prima da música.
Sobre a forma, está dividida em 2 partes, A e B. sendo que elas são executadas três vezes, finalizando-se com a execução de A, ficando organizada da seguinte maneira:
A – B – A- B – A – B – A.
É interessante observar que cada parte é constituída por duas frases musicais.
Sobre os materiais, é bem trabalhada a questão melódica, como já mencionado. Foram utilizados poucos instrumentos, e, portanto, poucos timbres estão presentes. Esses instrumentos são: violões (cordas de nylon e aço), teclado, violino, contrabaixo e guitarra com sons “aveludados”.  E no campo vocal, temos uma única voz, ou seja, não há presença de “back-vocals”.
Sobre as expressões da música, cada instrumento toca de maneira suave, os arranjos estão distribuídos em “locais” estratégicos, e não há virtuosismo.  Há uma boa dinâmica na execução dos arranjos.  Eles expressam realmente uma conexão com a mensagem, que é reflexiva, que leva o ouvinte a pensar nas lições que ele tem absorvido na “estrada da vida”. Arranjos serenos, expressos no deslizar dos dedos pelas cordas do violão, da guitarra, etc. A Presença do violino acentuando as passagens principais. Tudo proporcionando um clima propício para reflexão. A voz do cantor se comportando da mesma maneira.
Sobre o contexto,  este é, como descrito logo acima, um momento para se olhar para a vida, para as experiências, para os valores. Traz um contexto global, ou seja, o autor coloca-se no lugar de todos nós para retratar a vida ao retratar a sua própria. O contexto principal é a “altura” em que já chegou a sua vida.
Sobre as relações culturais, a música traz um ritmo que tem suas raízes na cultura sertaneja, ou seja, a música do interior brasileiro, difundida em todo o território nacional. Talvez, seja o estilo mais difundido, mais ouvido em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário