Boa noite professor e colegas,
Eu me identifico muito com a aprendizagem intuitiva. Iniciei no violão tocando de ouvido e pude ver que o dom com esforço e força de vontade é muito importante mas não basta, vemos isso claramente no caso de Mallu Magalhaés.
Um fato interessante: Lembro que quando comecei no violao, havia um colega que iniciou também, ouve uma diferença notável aentre ele e os colegas. Ele não ficou somente no aprendizado de ouvido e na improvisaçao, foi até Belo Horizonte e fez um curso de iniciação ao vioão clássico e voltou tocando melhor que todos.
A aprendizagem intuitiva é muito importante, mas chega um ponto que se faz necessário a técnica e aí é que entra: "a relação entre a aprendizagem intuitiva e a aprendizgem sistemática e formal que envolve o domínio de conceitos musicais, técnicas de execução instrumental, noções deteoria musical e hamonia "...Com isso, foi como que esse colega tivesse passado para outro nível e nós permanecemos no mesmo. Penso que se tivéssemos uma professora Mary, teríamos ido mais adiante...
Na minha cidade >Paracatu >, hé uma diversidade musicalo muito grande, desde os seresteiros que são tembém batuqueiros, os que gostam de MPB e também a chamada banda de música. Vejo que a situação do filme, é pouco retratada devido a ausência de professor qualificado e que tenha a audácia da Mary, porém sei da uma iniciativa de um colega músico que está trabalhando com umgrupo que tem um serto contado com a comunidade cristã. Agora eles estão se aperfeiçoando a prtir do que sabiam.
Vejo que esses grupos poderiam sim se integrar e terem uma prética musical comum, porém ºenso que isso iria acontecer mais no quesito teoria musical, mas na pratica não funcionaria. Porém, nada impedeiria que algum maestro fizesse um aranjo onde todos pudessem tocar juntos. Seria ótimo e ficaria muito bom.
MJCésar
Nenhum comentário:
Postar um comentário