sexta-feira, 7 de outubro de 2011

VIOLÃO 2 Encontro presencial

Música: Tocando em frente
Vídeo, levada de guarânia
Jasom, Beatriz e Mons. João César.


file://localhost/Users/claudiorodrigues/Documents/UAB%20UNB/Violao%202/Exercicios/Jasom,%20Beatriz%20e%20Mon%20Senhor.mp4

PEM 1: Primeiro trabalho em grupo: Jasom, Mons. João César e Eudes.


audio/mp3  
Olá pessoal. Aí vai nossa outra Música.
Grupo: Jasom, Monsenhor João César e Eudes
2ª Música ===> "TOCANDO EM FRENTE" (Almir Sater e Renato Teixeira)
Intérprete: Almir Sater.
Texto:
A música Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Texeira, e, neste caso, interpretada pelo próprio Almir, numa execução ao vivo, mostra a experiência e o senso poético do autor.
O aspecto das dimensões da Música que predomina nesta música são os materiais. Por quê? Porque há um grande destaque no aspecto melódico da mesma, tanto na melodia principal (vocal) quanto nas melodias diversas tocadas pelos instrumentos em seus arranjos, os quais, num todo, compõem a harmonia da música.  Quando se fala em melodia e harmonia, estamos falando de propriedades do som (ALTURA e DURAÇÃO), que são matéria-prima da música.
Sobre a forma, está dividida em 2 partes, A e B. sendo que elas são executadas três vezes, finalizando-se com a execução de A, ficando organizada da seguinte maneira:
A – B – A- B – A – B – A.
É interessante observar que cada parte é constituída por duas frases musicais.
Sobre os materiais, é bem trabalhada a questão melódica, como já mencionado. Foram utilizados poucos instrumentos, e, portanto, poucos timbres estão presentes. Esses instrumentos são: violões (cordas de nylon e aço), teclado, violino, contrabaixo e guitarra com sons “aveludados”.  E no campo vocal, temos uma única voz, ou seja, não há presença de “back-vocals”.
Sobre as expressões da música, cada instrumento toca de maneira suave, os arranjos estão distribuídos em “locais” estratégicos, e não há virtuosismo.  Há uma boa dinâmica na execução dos arranjos.  Eles expressam realmente uma conexão com a mensagem, que é reflexiva, que leva o ouvinte a pensar nas lições que ele tem absorvido na “estrada da vida”. Arranjos serenos, expressos no deslizar dos dedos pelas cordas do violão, da guitarra, etc. A Presença do violino acentuando as passagens principais. Tudo proporcionando um clima propício para reflexão. A voz do cantor se comportando da mesma maneira.
Sobre o contexto,  este é, como descrito logo acima, um momento para se olhar para a vida, para as experiências, para os valores. Traz um contexto global, ou seja, o autor coloca-se no lugar de todos nós para retratar a vida ao retratar a sua própria. O contexto principal é a “altura” em que já chegou a sua vida.
Sobre as relações culturais, a música traz um ritmo que tem suas raízes na cultura sertaneja, ou seja, a música do interior brasileiro, difundida em todo o território nacional. Talvez, seja o estilo mais difundido, mais ouvido em nosso país.

Participação no Fórum PEM 1 semana 2: Diversidade de Praticas Musicais.



Boa noite professor e colegas,
Eu me identifico muito com a aprendizagem intuitiva. Iniciei no violão tocando de ouvido e pude ver que o dom com esforço e força de vontade é muito importante mas não basta, vemos isso claramente no caso de Mallu Magalhaés.
Um fato interessante: Lembro que quando comecei no violao, havia um colega que iniciou também, ouve uma diferença notável aentre ele e os colegas. Ele não ficou somente no aprendizado de ouvido e na  improvisaçao, foi até Belo Horizonte e fez um curso de iniciação ao vioão clássico e voltou tocando melhor que todos.
A aprendizagem intuitiva é muito importante, mas chega um ponto que se faz necessário a técnica e aí é que entra: "a relação entre a aprendizagem intuitiva e a aprendizgem sistemática e formal que envolve o domínio de conceitos musicais, técnicas de execução instrumental, noções deteoria musical e hamonia "...Com isso, foi como que esse colega tivesse passado para outro nível e nós permanecemos no mesmo. Penso que se tivéssemos uma professora Mary, teríamos ido mais adiante...
Na minha cidade >Paracatu >, hé uma diversidade musicalo muito grande, desde os seresteiros que são tembém batuqueiros, os que gostam de MPB e também a chamada banda de música. Vejo que a situação do filme, é pouco retratada devido a ausência de professor qualificado e que tenha a audácia da Mary, porém sei da uma iniciativa de um colega músico que está trabalhando com umgrupo que tem um serto contado com a comunidade cristã. Agora eles estão se aperfeiçoando a prtir do que sabiam.
Vejo que esses grupos poderiam sim se integrar e terem uma prética musical comum, porém ºenso que isso iria acontecer mais no quesito teoria musical, mas na pratica não funcionaria. Porém, nada impedeiria que algum maestro fizesse um aranjo onde todos pudessem tocar juntos. Seria ótimo e ficaria muito bom.

MJCésar

Participação no Fórum TCE


Analise da aula ministrada.

A minha aula foi ministrada de uma maneira muito simples, mas dentro dos princípios propostos pela Keith Swanwick, quando a mesma disse que #afunçao do professor é a de estimular, questionar e aconselhar, ao invés de mostrar o que tem que fazer#.
Norteei a aula dentro desse princípio, fiz uma pequena intrudução para situar os alunos no tema proposto, depois pedi para que eles cantassem ou tocassem algo do repértório próprio.
O modelo foi aula expositiva e ao mesmo tempo dentro do processo participativo e criativo onde os alunos foram estimulados a percepção musical.
Diante das ntervenções dos mesmos, penso que o objetivo foi alcansado porque eles se inteiraram e falaram e comentaram justamente o que ouviram.

MJCésa