quinta-feira, 20 de novembro de 2014










Universidade Aberta do Brasil
Universidade de Brasília
Instituto de Artes - Departamento de Música
Licenciatura em Música à Distância
Estágio Supervisionado em Música 4
Tutora: Valéria Poliana Silva
Aluno: João César Teixeira de Melo








Relatório Final de Estágio






PÓLO BURITIS MG

1) Contexto de atuação: Falar de forma reflexiva sobre o contexto (alunos, espaço, possibilidades, etc.. Trazendo autores)
Meu estágio foi realizado na Paróquia Santo Antônio, na Igreja Catedral com um grupo de adolescente – EAC (Encontro de Amizade Cristã), com mais ou menos 40 adolescentes. São adolescentes de 12 a 14 anos de idade de classe média. As aulas foram ministradas na sala de reuniões que se localiza na parte superior da igreja.  Foi possível meditar com os adolescente o sentido da música litúrgica. Percebe-se que  hoje os alunos sabem qual tipo de ritmo cada música deve conter. O estágio aconteceu dentro de uma receptividade muito boa por parte dos alunos e dos tios (casais responsáveis pelo grupo).
A educação musical aconteceu de maneira extra-escolar dentro da diversidade de aprendizagens,
                          A educação musical contemporânea demanda a construção de novas práticas que dêem conta da diversidade de experiências musicais que as pessoas estão vivendo na sociedade atual. Assim, transitar entre o escolar e extra-escolar, o “formal” e o “informal” o cotidiano e o institucional, torna-se um exercício de ruptura com os modelos arraigados que teimam em se manter separadas esferas que na experiência vivida dialogam. (ARROYO, 2000, p.89 apud Wille, 2005,)
 O objetivo foi alcançado. Percebe-se que os adolescente compreenderam o sentido da música litúrgica  em cada parte da celebração e estão cantando com conhecimento e segurança. Depois da  experiência de quase quarto anos de estágio no ambiente escolar. Vejo que o fazer musical acontece também fora do ambiente escolar.

2) Propostas de práticas: (como elaborou seu planejamento, falando do "o quê; porquê; para quê; como. Sempre trazendo autores para ajudá-los na escrita e fundamentação). Trazendo sua visão dos conteúdos postados no seu blog. Aqui você poderá elencar as práticas desenvolvidas (procure diagramar em formato de um material didático)
O planejamento foi elaborado de maneira pedagógica dentro do contexto litúrgico, ou seja, pensando no música em cada parte da missa, para que os alunos entendessem o sentido da música na liturgia e não simplesmente cantassem porque o que havia percebido é que os adolescente cantavam, mas não sabiam o sentido e o porque de cada canto durante a celebração.
Realização: levando em consideração a literatura sobre música litúrgica onde os alunos serão instruídos a respeito de timbre, agógica.

Percebe-se que a aprendizagem musical informal é uma realidade onde os adolescents do EAC (Encontreo de amizade Cristã) da Paróquia Santo Antônio, tocam e cantam e a maioria não passaram por uma formação musical formal. Os adolescents que por ventura tiveram aula de violão de maneira formal,  passam para os outros o que aprenderam e de  maneira informal e vão desenvolvendo uma aprendizagem  musical onde assimilam praticam e executam. 

                                         Nós todos sabemos o poder da unidade e de integração que tem a música , especialmente o canto coletivo. A disciplina necessária , a formação musical que implica a responsabilidade que tem cada cantor permite que a música seja um veículo de educação social e cívica. (LUCATO 2001, p. 5).

No decorrer das quatorze semanas fiz outra revisão e percebi que os adolescentes continuam assimilando o que está sendo passado e estão interessados em tocar e cantar de maneira correta. Nota-se que:

                                        A educação musical contemporânea demanda a construção de novas práticas que dêem conta da diversidade de experiências musicais que as pessoas estão vivendo na sociedade atual. Assim, transitar entre o escolar e extra-escolar, o “formal” e o “informal” o cotidiano e o institucional, torna-se um exercício de ruptura com os modelos arraigados que teimam em se manter separadas esferas que na experiência vivida dialogam. (ARROYO, 2000, p.89 apud Wille, 2005).

As práticas desenvolvidas no estágio foram fundamentadas também  em Souza (2000, p. 176) onde relata que “a tarefa básica da música na educação é fazer contato, promover experiências com possibilidades de expressão musical e introduzir os conteúdos e as diversas funções da música na sociedade, sob condições atuais e históricas”. Del Ben, (2001, p. 181), fala sobre a necessidade de conhecer as realidade dos nossos alunos e compreender como eles se relacionam com música fora da escola”.
Diante disso observando a participação dos adolescentes fora do ambiente escolar, percebi que eles tocavam e cantavam na igreja e como “o objeto primeiro da educação musical é facilitar o acesso à multiplicidade de manifestações musicais de culturas mais distantes” (p. 171), resolvi criar este projeto comtemplando a música litúrgica. O mesmo tem como princípio trabalhar a integração entre apreciar música, ou seja, as diferentes formas de ouvir e perceber a música; executar de forma consciente e crítica observando elementos presentes na audição também; desenvolver a criação musical em diferentes situações (arranjos, criação de motivos rítmicos e melódicos, composição de estruturas musicais etc.), literatura sobre música e teoria musical.


OBJETIVO
GERAL
Formar musicalmente os adolescentes para que cantem a liturgia com melhor qualidade e conhecimento.
ESPECÍFICOS
Ampliar o repertório musical;
Melhorar a prática musical;
Trabalhar as possibilidades musicais em conjunto;
Trabalhar dinâmica e a expressividade musical – (grave agudo; forte; suave e fraco).

REPERTÓRIO OU CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O repertório será:
1      Canto de Entrada
2      Canto de Perdão
3      Salmo reponsorial cantado
4      Canto de Glória
5      Canto de Aclamação ao Evangelho
6      Canto das Oferendas
7      Santo, cantado
8      Cordeiro, cantado
9      Canto de Comunhão
10   Canto Final.



METODOLOGIA:
Este projeto será realizado levando em consideração a literatura sobre música onde os alunos serão instruídos a respeito de timbre, agógica.
·      Explicar o sentido da música para o determinado momento litúrgico;
·      Analisar a letra da música;
·      Escutar e fazer uma apreciação da música;
·      Tocar e cantar.

RECURSOS DIDÁTICOS:
Apostilas, folhas de canto cifradas

RECURSOS MATERIAIS 
Violão, pandeiro, atabaque, data show,.

3) Prática docente dessas 8 semanas( Reflexões sobre a situação de ensino, o que lhes chamou a atenção sobre suas práticas de ensino e jeitos como procederam e perceberam o aprendizado do aluno).

No decorrer dessas oito semanas percebi que existe uma diferença muito grande no que se refere ao ambiente acadêmico e não acadêmico. Por ser uma turma específica, não tenho problema com “disciplina que foi um vilão nos outros estágios”. Porém, a tal conversinha, esta não tem jeito.
O que mais me chamou atenção foi que todos os alunos estavam interessados nas aulas. No entanto, o momento do estágio coincidiu com a preparação para o encontro anual do EAC. Tive  que dividir o horário para que pudessem organizem também suas atividades.
Neste estágio o processo de aprendizagem dos alunos aconteceu dentro de um momento formativo através da explicação sobre a importância do canto litúrgico e culminando  na  apreciação e execução através dos ensaios de  vários cantos das diversas partes da missa.
               É notório o poder da unidade e de integração que tem a música , especialmente o canto coletivo. A disciplina necessária , a formação musical que implica e a responsabilidade que tem cada cantor permite que a música seja um veículo de educação social e cívica.

4) Modos de avaliação da aprendizagem dos alunos.
O aluno foi avaliado mediante observação pela participação assimilação e execução.                                                         
A auto avaliação aconteceu diariamente, a cada aula através da revisão da aula ministrada.
Obs: Fazia perguntas sobre o que havia sido ensinado. Assim, percebia sempre o grau de aprendizagem dos alunos.

5) Aprendizagens da Docência em Música.
            De acordo com (GAULKE, 2013), entende-se que:
                                         A aprendizagem da docência traduz-se numa construção constante no aprender na/da prática na escola, na situação de sala de aula e da interação com pessoas. É construída por meio da relação professor-aluno, que ocorre em uma determinada sala de aula, de uma determinada escola, que segue uma política própria, possui recursos, tempos e espaços específicos, com determinados alunos e colegas professores. Por esses fatores que determinam um caso, a aprendizagem da docência torna-se única. (GAULKE (2013, p. 3).
De verdade a aprendizagem da docência é uma construção. Como relatei no meu primeira apresentação falando  sobre  expectativa  do curso quando aconteceu o primeiro estágio no ano 2011. Disse que não levaria jeito para professor. Hoje com o passar dos anos, percebo que aprendi com a docência, aprendi com a escola e com os alunos que é ensinando que se aprende e apreende. A minha questão de pesquisa nasceu na sala de aula durante um estágio. Pela minha missão, penso que não vou atuar como professor, mas o importante para mim é que aprendi ser professor de música e se for necessário sei que tenho capacidade para estar em uma sala de aula.
Este estágio foi aconteceu um aprendizado diferenciado porque foi fora do ambiente acadêmico onde também acontece o fazer e o agir musical através de práticas vocais onde tive uma  dificuldade que se tornou em um aprendizado: conseguir perceber e procurar qual o tom adequado para os adolescentes. O maior aprendizado para mim nesta prática doscente foi a percepção tonal dos adolescentes. A prendi na “situação aula” quando percebi que os alunos cantavam mas eu não os ouvia. Fiz um exercício com os alunos começando por exemplo: eles estavam cantando em sol, pedi que eles cantassem somente a nota até alcançar a tonalidade ideal. Me senti realizado ao ouvi-los cantar em um tom favorável.
Foi também um aprendizado a escolha de alguns cantos. Às vezes eu propunha um e os adolescentes outro muito diferente.
Este estágio, embora na reta final, muito cansaço, TCC, mas não deixou de ser mais um aprendizado e um momento de exercitar as práticas pedagógicas vividas ao longo do curso.  Com esta experiência extra sala de aula, foi uma oportunidade para um nova atividade docente que fechou com chave de ouro. Nos dando também a oportunidade de trabalhar fora do ambiente escolar.
           




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