Universidade Aberta do Brasil
Universidade de Brasília
Instituto de Artes - Departamento de
Música
Licenciatura
em Música à Distância
Estágio
Supervisionado em Música 4
Tutora: Valéria Poliana Silva
Aluno: João César Teixeira de Melo
Relatório
Final de Estágio
PÓLO
BURITIS MG
1) Contexto de atuação: Falar de forma reflexiva sobre o contexto
(alunos, espaço, possibilidades, etc.. Trazendo autores)
Meu estágio foi
realizado na Paróquia Santo Antônio, na Igreja Catedral com um grupo de
adolescente – EAC (Encontro de Amizade Cristã), com mais ou menos 40
adolescentes. São adolescentes de 12 a 14 anos de idade de classe média. As
aulas foram ministradas na sala de reuniões que se localiza na parte superior
da igreja. Foi possível meditar com os
adolescente o sentido da música litúrgica. Percebe-se que hoje os alunos sabem qual tipo de ritmo cada
música deve conter. O estágio aconteceu dentro de uma receptividade muito boa
por parte dos alunos e dos tios (casais responsáveis pelo grupo).
A educação musical
aconteceu de maneira extra-escolar dentro da diversidade de aprendizagens,
A educação musical contemporânea
demanda a construção de novas práticas que dêem conta da diversidade de
experiências musicais que as pessoas estão vivendo na sociedade atual. Assim,
transitar entre o escolar e extra-escolar, o “formal” e o “informal” o
cotidiano e o institucional, torna-se um exercício de ruptura com os modelos
arraigados que teimam em se manter separadas esferas que na experiência vivida
dialogam. (ARROYO, 2000, p.89 apud Wille, 2005,)
O
objetivo foi alcançado. Percebe-se que os adolescente compreenderam o sentido
da música litúrgica em cada parte da
celebração e estão cantando com conhecimento e segurança. Depois da
experiência de quase quarto anos de estágio no ambiente escolar. Vejo
que o fazer musical acontece também fora do ambiente escolar.
2) Propostas de práticas: (como elaborou seu planejamento, falando do "o quê; porquê; para quê; como. Sempre trazendo autores para ajudá-los na escrita e fundamentação). Trazendo sua visão dos conteúdos postados no seu blog. Aqui você poderá elencar as práticas desenvolvidas (procure diagramar em formato de um material didático)
O planejamento
foi elaborado de maneira pedagógica dentro do contexto litúrgico, ou seja, pensando
no música em cada parte da missa, para que os alunos entendessem o sentido da
música na liturgia e não simplesmente cantassem porque o que havia percebido é
que os adolescente cantavam, mas não sabiam o sentido e o porque de cada canto
durante a celebração.
Realização: levando
em consideração a literatura sobre música litúrgica onde os alunos serão
instruídos a respeito de timbre, agógica.
Percebe-se que
a aprendizagem musical informal é uma realidade onde os adolescents do EAC
(Encontreo de amizade Cristã) da Paróquia Santo Antônio, tocam e cantam e a
maioria não passaram por uma formação musical formal. Os adolescents que por
ventura tiveram aula de violão de maneira formal, passam para os outros o que aprenderam e
de maneira informal e vão desenvolvendo
uma aprendizagem musical onde assimilam
praticam e executam.
Nós todos
sabemos o poder da unidade e de integração que tem a música , especialmente o
canto coletivo. A disciplina necessária , a formação musical que implica a
responsabilidade que tem cada cantor permite que a música seja um veículo de
educação social e cívica. (LUCATO 2001, p. 5).
No decorrer das
quatorze semanas fiz outra revisão e percebi que os adolescentes continuam
assimilando o que está sendo passado e estão interessados em tocar e cantar de
maneira correta. Nota-se que:
A
educação musical contemporânea demanda a construção de novas práticas que dêem
conta da diversidade de experiências musicais que as pessoas estão vivendo na
sociedade atual. Assim, transitar entre o escolar e extra-escolar, o “formal” e
o “informal” o cotidiano e o institucional, torna-se um exercício de ruptura
com os modelos arraigados que teimam em se manter separadas esferas que na
experiência vivida dialogam. (ARROYO, 2000, p.89 apud Wille, 2005).
As práticas desenvolvidas no estágio foram
fundamentadas também em
Souza (2000, p. 176) onde relata que “a tarefa básica da música na educação é
fazer contato, promover experiências com possibilidades de expressão musical e
introduzir os conteúdos e as diversas funções da música na sociedade, sob
condições atuais e históricas”. Del Ben, (2001, p. 181), fala sobre a
necessidade de conhecer as realidade dos nossos alunos e compreender como eles
se relacionam com música fora da escola”.
Diante disso observando a participação dos adolescentes fora
do ambiente escolar, percebi que eles tocavam e cantavam na igreja e como “o
objeto primeiro da educação musical é facilitar o acesso à multiplicidade de
manifestações musicais de culturas mais distantes” (p. 171), resolvi criar este
projeto comtemplando a música litúrgica. O mesmo tem como princípio trabalhar a integração entre apreciar
música, ou seja, as diferentes formas de ouvir e perceber a música; executar de
forma consciente e crítica observando elementos presentes na audição também;
desenvolver a criação musical em diferentes situações (arranjos, criação de
motivos rítmicos e melódicos, composição de estruturas musicais etc.),
literatura sobre música e teoria musical.
OBJETIVO
GERAL
Formar musicalmente os adolescentes para que cantem a
liturgia com melhor qualidade e conhecimento.
ESPECÍFICOS
Ampliar
o repertório musical;
Melhorar a prática musical;
Trabalhar as possibilidades musicais em conjunto;
Trabalhar dinâmica e a expressividade musical – (grave
agudo; forte; suave e fraco).
REPERTÓRIO OU CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O
repertório será:
1 Canto
de Entrada
2 Canto
de Perdão
3 Salmo
reponsorial cantado
4 Canto
de Glória
5 Canto
de Aclamação ao Evangelho
6 Canto
das Oferendas
7 Santo,
cantado
8 Cordeiro,
cantado
9 Canto
de Comunhão
10
Canto Final.
METODOLOGIA:
Este projeto será realizado levando em
consideração a literatura sobre música onde os alunos serão instruídos a
respeito de timbre, agógica.
·
Explicar
o sentido da música para o determinado momento litúrgico;
·
Analisar
a letra da música;
·
Escutar
e fazer uma apreciação da música;
·
Tocar
e cantar.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Apostilas, folhas de canto cifradas
RECURSOS MATERIAIS
Violão, pandeiro, atabaque, data show,.
3) Prática docente dessas 8
semanas( Reflexões sobre a situação de ensino, o que lhes chamou a atenção
sobre suas práticas de ensino e jeitos como procederam e perceberam o
aprendizado do aluno).
No decorrer dessas oito semanas percebi que
existe uma diferença muito grande no que se refere ao ambiente acadêmico e não
acadêmico. Por ser uma turma específica, não tenho problema com “disciplina que
foi um vilão nos outros estágios”. Porém, a tal conversinha, esta não tem
jeito.
O que mais me chamou atenção foi que todos os
alunos estavam interessados nas aulas. No entanto, o momento do estágio
coincidiu com a preparação para o encontro anual do EAC. Tive que dividir o horário para que pudessem organizem
também suas atividades.
Neste estágio o processo de aprendizagem dos
alunos aconteceu dentro de um momento formativo através da explicação sobre a
importância do canto litúrgico e culminando
na apreciação e execução através
dos ensaios de vários cantos das
diversas partes da missa.
É
notório o poder da unidade e de integração que tem a música , especialmente o
canto coletivo. A disciplina necessária , a formação musical que implica e a
responsabilidade que tem cada cantor permite que a música seja um veículo de
educação social e cívica.
4) Modos de avaliação da aprendizagem dos alunos.
O aluno foi avaliado mediante
observação pela participação assimilação e execução.
A auto avaliação aconteceu diariamente,
a cada aula através da revisão da aula ministrada.
Obs: Fazia perguntas sobre o que havia sido
ensinado. Assim, percebia sempre o grau de aprendizagem dos alunos.
5) Aprendizagens da Docência em Música.
De acordo com (GAULKE,
2013), entende-se que:
A aprendizagem da docência traduz-se numa
construção constante no aprender na/da prática na escola, na situação de sala
de aula e da interação com pessoas. É construída por meio da relação
professor-aluno, que ocorre em uma determinada sala de aula, de uma determinada
escola, que segue uma política própria, possui recursos, tempos e espaços
específicos, com determinados alunos e colegas professores. Por esses fatores
que determinam um caso, a aprendizagem da docência torna-se única. (GAULKE
(2013, p. 3).
De verdade a aprendizagem
da docência é uma construção. Como relatei no meu primeira apresentação
falando sobre expectativa
do curso quando aconteceu o primeiro estágio no ano 2011. Disse que não
levaria jeito para professor. Hoje com o passar dos anos, percebo que aprendi
com a docência, aprendi com a escola e com os alunos que é ensinando que se
aprende e apreende. A minha questão de pesquisa nasceu na sala de aula durante
um estágio. Pela minha missão, penso que não vou atuar como professor, mas o
importante para mim é que aprendi ser professor de música e se for necessário
sei que tenho capacidade para estar em uma sala de aula.
Este estágio foi aconteceu
um aprendizado diferenciado porque foi fora do ambiente acadêmico onde também
acontece o fazer e o agir musical através de práticas vocais onde tive uma dificuldade que se tornou em um aprendizado:
conseguir perceber e procurar qual o tom adequado para os adolescentes. O maior
aprendizado para mim nesta prática doscente foi a percepção tonal dos adolescentes.
A prendi na “situação aula” quando percebi que os alunos cantavam mas eu não os
ouvia. Fiz um exercício com os alunos começando por exemplo: eles estavam
cantando em sol, pedi que eles cantassem somente a nota até alcançar a
tonalidade ideal. Me senti realizado ao ouvi-los cantar em um tom favorável.
Foi também um aprendizado a
escolha de alguns cantos. Às vezes eu propunha um e os adolescentes outro muito
diferente.
Este estágio, embora na
reta final, muito cansaço, TCC, mas não deixou de ser mais um aprendizado e um
momento de exercitar as práticas pedagógicas vividas ao longo do curso. Com esta experiência extra sala de aula, foi
uma oportunidade para um nova atividade docente que fechou com chave de ouro.
Nos dando também a oportunidade de trabalhar fora do ambiente escolar.
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