Semana 2 – aula 3 e 4
– Canto de perdão - Aula 3
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O
que é o canto de perdão? (momento de contrição)
O
que é o canto de perdão? (momento de contrição)
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Canto penitencial: (IGMR 51,52)
Canto penitencial: (IGMR 51,52)
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De cunho introspectivo, a ser cantado com expressão
de piedade. Deve expressar confiança no perdão de Deus.
De cunho introspectivo, a ser cantado com expressão
de piedade. Deve expressar confiança no perdão de Deus.
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Letra: Deve conter um pedido de perdão, sem
necessariamente seguir a fórmula do Missal.
Letra: Deve conter um pedido de perdão, sem
necessariamente seguir a fórmula do Missal.
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Música: Lenta, que leve à introspecção. Sejam usados
especialmente instrumentos mais suaves.
Música: Lenta, que leve à introspecção. Sejam usados
especialmente instrumentos mais suaves.
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Música: Senhor que viestes salvar
Música: Senhor que viestes salvar
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Meditação
sobre a letra
Meditação
sobre a letra
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Melodia
Melodia
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Ensaio
Ensaio
2 – Canto de Glória – Louvor ao Pai ao Filho e ao Espírito
Santo – Aula 4
Santo – Aula 4
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O
que é o canto de glória?
O
que é o canto de glória?
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Canto do glória: (IGMR 53)
Canto do glória: (IGMR 53)
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Letra: O texto deve seguir o conteúdo próprio da
Tradição da Igreja.
Letra: O texto deve seguir o conteúdo próprio da
Tradição da Igreja.
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Música: Festiva, de louvor a Deus. Podem ser usados
vários instrumentos.
Música: Festiva, de louvor a Deus. Podem ser usados
vários instrumentos.
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Meditação
sobre a letra
Meditação
sobre a letra
Melodia
Ensaio
Semana 3 -Aula 5 e 6
Vídeo:
b) Propostas de práticas: (como elaborou seu planejamento, falando do "o quê; porquê; para quê; como. Sempre trazendo autores para ajudá-los na escrita e fundamentação);
Semana 4 - aula 7 e 8
Semana 5 - aula 9 e 10
Obs: de acordo com a numeração da plataforma:
Semana 8
Prática Docente - aula 5 e 6
Semana 3 -Aula 5 e 6
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Salmo responsorial (pode
ser cantado ou recitado) - Aula 5
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O
que é o salmo responsorial?
- Meditação sobre a letra
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Melodia
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Ensaio
Terceiro bloco: – Aula
6
3 - Canto de
Aclamação –
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O
que é o
canto de aclamação?
– Meditação sobre a letra
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Melodia
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Ensaio
Semana 9
Prática docente e reflexões teóricas
Relatório Parcial
Disciplina: ESM 4
Aluno: João César Teixeira de Melo
a) Contexto de atuação: Falar de forma reflexiva sobre o
contexto (alunos, espaço, possibilidades, etc.. Trazendo autores);
Meu estágio está sendo realizado na Paróquia Santo Antônio,
na Igreja Catedral com um grupo de adolescente – EAC (Encontro de Amizade
Cristã), com mais ou menos 40 adolescentes. São adolescentes de 12 a 14 anos de
idade de classe média. As aulas estão sendo ministradas na sala de reuniões que
se localiza na parte superior da igreja. Percebe-se uma receptividade muito boa por
parte dos alunos e dos tios (casais responsáveis pelo grupo).
A
educação musical contemporânea demanda a construção de novas práticas que dêem
conta da diversidade de experiências musicais que as pessoas estão vivendo na
sociedade atual. Assim, transitar entre o escolar e extra-escolar, o “formal” e
o “informal” o cotidiano e o institucional, torna-se um exercício de ruptura
com os modelos arraigados que teimam em se manter separadas esferas que na
experiência vivida dialogam. (ARROYO, 2000, p.89 apud Wille, 2005,)
O objetivo está sendo alcançado. Os
adolescentes além de receberem uma formação religiosa, cristã e humana na
vivência da amizade cristã e no compromisso de ajudar nas Santas Missas
animando as celebrações litúrgicas com cantos e coleta das ofertas. Percebe-se
que os adolescente estão assimilando e
entendendo o sentido da música litúrgica
em cada parte da celebração. Depois
da experiência de quase quarto anos de
estágio no ambiente escolar. Vejo que o fazer musical acontece também fora do
ambiente escolar.
b) Propostas de práticas: (como elaborou seu planejamento, falando do "o quê; porquê; para quê; como. Sempre trazendo autores para ajudá-los na escrita e fundamentação);
Percebe-se que a aprendizagem
musical informal é uma realidade onde os adolescents do EAC (Encontreo de
amizade Cristã) da Paróquia Santo Antônio, tocam e cantam e a maioria não passaram
por uma formação musical formal. Os adolescents que por ventura tiveram aula de
violão de maneira formal, passam para os
outros o que aprenderam e de maneira
informal e vão desenvolvendo uma aprendizagem
musical onde assimilam praticam e executam.
O planejamento foi elaborado de maneira pedagógica
dentro do contexto litúrgico, ou seja, pensando no canto em cada parte da
missa, para que os alunos entendessem o sentido da música na liturgia e não
simplesmente cantassem porque o que havia percebido é que os adolescente cantavam,
mas não sabiam o sentido e o porque de cada canto durante a celebração.
Realização:
levando em consideração a literatura sobre música litúrgica onde os alunos
serão instruídos a respeito de timbre, agógica.
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Explicar o sentido da música para o
determinado momento litúrgico;
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Analisar a letra da música;
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Escutar e fazer uma apreciação da
música;
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Tocar e cantar.
No decorrer das oito fiz outra revisão e percebi que
os adolescentes continuam assimilando o que está sendo passado e estão
interessados em tocar e cantar de maneira correta.
A
educação musical contemporânea demanda a construção de novas práticas que dêem
conta da diversidade de experiências musicais que as pessoas estão vivendo na
sociedade atual. Assim, transitar entre o escolar e extra-escolar, o “formal” e
o “informal” o cotidiano e o institucional, torna-se um exercício de ruptura
com os modelos arraigados que teimam em se manter separadas esferas que na
experiência vivida dialogam. (ARROYO, 2000, p.89 apud Wille, 2005)
c) Prática docente dessas 4 semanas (Reflexões sobre a situação de ensino,
o que lhes chamou a atenção sobre suas práticas de ensino e jeitos como
procederam e perceberam o aprendizado do aluno).
No decorrer dessas oito aulas estou percebendo que existe uma
diferença muito grande devido o ambiente ser extraescolar. Por ser uma turma
específica, não tenho problema com “disciplina que foi um vilão nos outros
estágios”.
O que mais tem me chamado atenção é que todos os alunos estão
interessados nas aulas, mas como é grupo de reunião, estão preparando um novo
encontro. Tenho que dividir o horário para que se organizem também.
– Canto das Oferendas - Aula 7
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O
que é o canto das oferendas?
- Meditação sobre a letra
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Melodia
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Ensaio
Quarto bloco: – Aula
8
4 – Santo
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O
que é o canto do Santo? -
- Meditação sobre a letra – Santo (Monsenhor)
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Melodia
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Ensaio
Semana 10
Práticas Docentes - Aulas 9 e 10
– Canto do cordeiro – Aula 9
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O
que é o canto do cordeiro?
- Meditação sobre
a letra
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Melodia
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Ensaio
Quinto Bloco: – Aula 10
5 – Canto de
Comunhão
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O
que é o canto de Comunhão
- Meditação sobre a letra
-Ensaio
Endereço:
Endereço:
Semana 11
Práticas Docentes: Aula 11 e 12
–
Canto de ação de graças - Aula 11
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O
que é o canto de ação de graças?
- Meditação sobre a letra
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Melodia
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Ensaio
Sexto bloco – Aula
12
6 – Canto Final
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O
que é o canto final?
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Meditação
sobre a letra
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Melodia
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Ensaio
de todos os cantos
27 de outubro a 2 novembro
Semana 12
Prática docente: aula 13 e 14
Sétimo bloco –
7 – Prática de conjunto – cantando a
missa - Aula 13
1 Canto de Entrada
2
Canto
de Perdão
3
Salmo
reponsorial cantado
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Prática de conjunto – cantando a missa –
Aula 14
4
- Canto de Glória
5
- Canto de Aclamação ao Evangelho
6 - Canto das
Oferendas
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